Convento de Cristo
22 de Julho de 2018MOSTEIRO DE ALCOBAÇA
O mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, também conhecido como Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça ou mais simplesmente como Mosteiro de Alcobaça, trata-se de uma obra-prima da arte gótica cisterciense e está classificado como PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE pela UNESCO.
Foi começado a construir em 1178 pelos monges de Cister e a sua fundação deve-se ao primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, que ciente da importância desta ordem, nomeadamente de Bernardo de Claraval, uma das figuras mais marcantes e influentes na Europa do século XII, concede-lhes a “carta de couto” atribuindo um vasto e riquíssimo território das terras de Alcobaça.
A construção deste monumento percorreu vários séculos de história e o plano arquitetónico assentou sobre as características da casa-mãe Claraval (França).
A igreja, com 100 metros de comprimento, representa o maior espaço religioso gótico existente em Portugal. A sua planta, em forma de cruz latina, contempla um deambulatório que integra nove capelas radiantes. A verticalidade acentuada (mais de vinte metros de altura) confere-lhe uma beleza absolutamente ímpar.
O transepto deste templo acolhe duas peças ímpares da estatuária medieval, os túmulos de D. Pedro e D. Inês, colocados frente a frente para que se possam reencontrar de novo no Dia da Ressureição. Estes dois túmulos são considerados das mais belas esculturas funerárias góticas do mundo.
De salientar ainda o impressionante conjunto de dependências medievais, onde se destacam o refeitório, o dormitório e a sala do capitulo, assim como o claustro de D. Dinis, a surpreendente cozinha e a sala dos reis.
O Mosteiro de Alcobaça foi eleito uma das 7 maravilhas de Portugal.